Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 21 de março de 2013

Defesa Civil anuncia instalação de unidades de observação de riscos de enchentes e deslizamentos

Petrópolis, Teresópolis, Friburgo e Bom Jardim receberão unidades.
Funcionários vão monitorar alertas de risco e treinar moradores.

Para tentar reduzir os efeitos das tragédias provocadas pela chuva na região serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil promete ocupar permanentemente as comunidades em áreas de risco. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (20/03).

Simões anunciou a instalação de pontos de observação em quatro municípios da Região Serrana do estado. Os locais serão chamados de Unidades de Proteção Comunitária (UPC). Os funcionários monitorarão alertas de risco, treinarão moradores e, em caso de enchentes e deslizamentos de terra, ajudarão a remover as pessoas da área de risco.

Os pontos de observação deverão ser instalados nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. Os módulos serão semelhantes aos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e irão funcionar 24 horas por dia em contêineres de 30 metros quadrados. 160 agentes comunitários treinados pela Defesa Civil irão atender as UPCs.

— Essas são as pessoas que serão a ponta do sistema. Nós vamos nos valer da tecnologia que já dispomos, que consegue prever com razoável antecedência a chegada das chuvas e mobilizar esses agentes, que conhecem os moradores e o risco. Eles serão aqueles que vão motivar as pessoas para que ninguém seja surpreendido com uma chuva muito forte,  afirmou Sérgio Simões.

Os funcionários da UPC serão remunerados (R$ 700 por mês). O contrato dos agentes comunitários deverá ser válido por 3 anos e o treinamento teria início no dia 4 de março. Não começou. A nova previsão é de que o projeto comece a ser implantado em abril. A Defesa Civil não explicou o motivo do atraso.

0 comentários:

Postar um comentário