Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"Papo de Responsa" encerrado festivamente no CIEP

O projeto de combate ao uso de drogas promovido pelo Juizado da Infância e Juventude de Bom Jardim, com a equipe do "Papo de Responsa", da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, teve sua culminância hoje (14/11) no CIEP-322.

Cerca de 300 alunos compareceram ao evento, número que só
não foi maior devido às chuvas intensas que obrigaram à
suspensão das aulas em pelo menos um dos colégios participantes.
Depois de "papos" em 10 escolas para alunos do final do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, o projeto teve uma última etapa com a exibição do documentário "Falcão, meninos do tráfico" e discussão com os alunos sobre os temas apresentados. Finalizada essa etapa, aconteceu agora a festividade de fechamento dos trabalhos.

Déscio (secretário da STECLA,
Regina (secretária de Promoção Social),
Cristiane (secretária de Educação), Luziano (comissário)
 e Hevelise (juíza da Comarca de Bom Jardim).
A culminância realizada no CIEP Mozart Cunha Guimarães, no bairro São Miguel, foi o momento festivo em que alunos apresentaram trabalhos, encenações teatrais e musicais. Também foram prestadas homenagens e agradecimentos aos responsáveis pela realização do evento em Bom Jardim e aos policiais civis integrantes do "Papo de Responsa". Em suma, foi uma confraternização de todos os participantes do projeto de combate ao uso de drogas desenvolvido pelo Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Bom Jardim.

Encenação Vida", com alunos do CERB.
Depois da abertura do evento realizada pela juíza da Comarca de Bom Jardim, Hevelise Scheer, a primeira apresentação foi realizada no palco do CIEP: uma encenação teatral intitulada "Vida", com alunos do Colégio Estadual Ramiro Braga-CERB.

O Centro Educacional Univerdade da Criança-CEUC apresentou a seguir o musical "Lute contra as drogas, faça o que puder".

Em seguida foi a vez do Colégio Santo Agostinho-CSA, que emocionou a todos com uma encenação adaptada do musical "Everything".

Música com alunos do CERB.
Logo a seguir se apresentaram alunos do Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz-CELOS, com uma coreografia da música "Palavras repetidas" (de Gabriel O Pensador).

O Colégio Estadual Dr. Péricles Corrêa da Rocha apresentou, na sequência, um jogral coreografado, sob o título "Um embate entre o bem e o mal".

A penúltima escola a se apresentar foi a Escola Municipal Governador Moreira Franco, cujos alunos mostraram uma paródia da música "Fico assim sem você" (de Claudinho e Bochecha). Vale destacar o coral e os instrumentistas que fizeram o acompanhamento do música.

Musical "Lute contra as drogas, faça o que puder",
com alunos do CEUC.
Encerrando a série de apresentações das escolas, foi a vez da Cooperativa Educacional EIDUC exibir um musical, numa adaptação de música de Victor e Léo.

No intervalo entre as apresentações das escolas foram convidados os respectivos dirigentes para receberem uma placa comemorativa pela participação do educandário no projeto.

Durante  a festividade foram servidos lanches (cachorro-quente, suco de caju e pipocas) aos alunos e cada um recebeu uma camiseta alusiva ao projeto.

Alunos do CSA encenaram uma adaptação...
Ao final do evento, a equipe do "Papo de Responsa" recebeu uma placa agradecendo "o valoroso trabalho realizado nas escolas desta cidade, promovendo reflexões importantes para o futuro de nossos jovens". Outro presente, definido pela Comissária Elizabete como "especial", por ser algo criado pelos alunos, foi um livreto contendo frases e elogios ao trabalho preventivo realizado pelos policiais através do "Papo". Eles receberam ainda cestas com produtos locais e banners com trabalhos realizados nas escolas.

... do musical "Everything".
Após o encerramento oficial, a confraternização continuou: alunos, professores, organizadores e colaboradores eternizaram o momento em fotografias.

Dentre as autoridades presentes, além dos policiais civis do "Papo de Responsa" (Beto, Waguinho, Juninho e Pedra), participaram do evento a juíza da Comarca (Hevelise Scheer); os comissário da Infância e Juventude (Elizabete Heggedorne - organizadora do evento, Marcos Motta e Gabriela Velloso),  os secretários municipais de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Déscio Frerie), de Educação (Cristiane Hotz) e de  Promoção Social (Regina Bérgamo); além dos representantes dos patrocinadores Dalmar Medicamentos, Jaele Eletro-móveis e Novo Hotel Terra do Sol. Também patrocinaram o evento: Bom Credi, PlastSeven, Portela Pedras e Pavimentações, Superthal e Nonna Carmela. Foram registradas, ainda, a presença de integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA.

"Palavras repetidas", de Gabriel O Pensador, foi encenada
por alunos do CELOS.
Compareceram ainda as autoridades educacionais (dirigentes) das escolas participantes: Escola Moreira Franco (Fátima Mululo), CERB (Virgínia Freire, representada por Denise Terra), EIDUC (Gláucia Bérgamo), CEUC (Cristiane Oliveira), CELOS (Denise Erthal), Colégio João Brasil (Denise Matta), CSA (Frei Jurandir, representado pelo Frei Alex), Escola Vieira Batista (Elisa Lopes) e Colégio Péricles Corrêa da Rocha (Kátia Mello e Mercília). E, é claro, o professor José Alcides, diretor geral do CIEP-322, anfitrião do evento.

"Um embate entre o bem e o mal" foi apresentado...
A Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Bom Jardim, por intermédio da Comissária Elizabete, faz agradecimento especial a três valiosos colaboradores: ao sargento PM Douglas José Faria (que voluntariamente colaborou na organização do evento), à professora  Altinéia Queiroz (auxiliou a comissária Elizabete também na organização do evento) e a Edson Felipe Machado (que idealizou e executou a ornamentação do salão).

... por alunos do Colégio Péricles Corrêa da Rocha.
Marisa Maia (mestra de cerimônias) e Marlon Rodrigues (fotografia e filmagem) atuaram a serviço da Secretaria Municipal de Turismo Esporte, Cultura e Lazer. Rafael (Torú), Pelé e Tiago trabalharam na sonorização, graciosamente fornecida pela JL Produções.

Alunos do EIDUC apresentaram um musical em adaptação de
Victor e Léo.
Alunos da Escola Moreira Franco apresentaram uma paródia
da música "Fico assim sem você", de Claudinho e Bochecha.



Pedra, Juninho, Wagner e Beto, policiais civis do "Papo de Responsa".
Uma das muitas fotografias tiradas com os policiais.
Policiais do "Papo e Responsa" com representantes do CMDCA e do Conselho Tutelar.
Comissária Elizabete, Edson Felipe e a juíza Hevelise.
Comissária Elizabete e sua auxiliar, a professora Altinéia, organizadoras do evento.




0 comentários:

Postar um comentário