Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Papo de Responsa" para alunos em Bom Jardim

No seu segundo momento em Bom Jardim (o primeiro aconteceu para professores, no Cine Teatro Edmo Erthal, em 9 de julho deste ano), o "Papo de Responsa" inicia a nova etapa na cidade.

Nesta quarta-feira, 29 de agosto, o encontro acontecerá com alunos do Colégio Estadual Ramiro Braga-CERB. Haverá quatro encontros ao longo do dia, para turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e para alunos do Ensino Médio.

Na próxima segunda-feira, 3 de setembro, o projeto será realizado no Ciep 322 - Mozart Cunha Guimarães (pela manhã e à noite) e no Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz-CELOS (à tarde).

Outras sete escolas de Bom Jardim receberão o projeto em datas ainda a serem confirmadas.

A culminância do projeto acontecerá em novembro, no CIEP 322, em um momento festivo de confraternização e com apresentação de trabalhos e stands referentes aos temas tratados.

A série de eventos é organizada na cidade pelo Comissariado da Infância e da Juventude (tendo sido iniciado pelo comissário Luziano Ximenes e atualmente sob coordenação da comissária Elizabete Heggedorne). O comissariado convidou o pessoal do "Papo de Responsa" para realizar seu trabalho aqui, integrando assim o Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no município, necessidade identificada em reuniões anteriores com a Secretaria Municipal de Educação. Além do "Papo" os alunos recebem a cartilha intitulada "Tudo o que você pensa que sabe sobre drogas", produzida pela CEJIJ - Comissão Estadual Judiciária da Infância e Juventude.

A vinda do projeto conta com o apoio das escolas participantes e da prefeitura de Bom Jardim (secretaria de Educação, secretaria de Promoção Social e secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer).


Sobre o "Papo de Responsa"

O projeto já foi destaque na grande mídia em diversas oportunidades: entrevistado pela Revista Época, Rede Gazeta, Jornal Extra, Jornal O Globo, Globo News (Programa Starte), TV UniSUAM e Programa do Jô, dentre outros.

Beto Chaves, coordenador do "Papo de Reponsa".
Foto: Grupo Cultural AfroRegae.
O "Papo de Responsa" é uma parceria entre a Polícia Civil e o Grupo Cultural AfroRegae e tem como principal objetivo conectar as pessoas. É um projeto educacional não formal, em atividade desde 2008. Participam dez duplas de policiais com membros da ONG - ex-internos do sistema penitenciário ou que viveram o crime de forma direta ou indireta. Entre os temas abordados nas conversas estão drogas, segurança pública e questões mais recentes como crimes na Internet, bullying, entre outras.

"São antagonismos que se complementam. A gente está inserido nas escolas, faculdades, igrejas, associações de moradores, onde abrimos o diálogo. Promovemos troca de ideias para pensar junto, entender para onde levamos a nossa sociedade", definiu seu coordenador, o inspetor Beto Chaves, para o jornal A Gazeta. Graduado em direito, pós-graduado em segurança pública e presente em todas as últimas grandes operações da Polícia Civil, ele passa a ser apenas o Beto e transforma a desconfiança inicial em esperança no "Papo de Responsa".

0 comentários:

Postar um comentário