Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sábado, 7 de abril de 2012

São José do Ribeirão fica mais de 7 horas sem energia elétrica

Durante forte tempestade com relâmpagos, trovões e até granizo, São José do Ribeirão e arredores ficou sem fornecimento de energia elétrica. Até aí, tudo bem. Afinal, foi um evento natural com certa intensidade. Mas daí a empresa concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica (AMPLA) levar mais de sete horas para solucionar o problema, já é um total absurdo.

Os usuários descontentes podem ligar para o número da Central de Teleatendimento da Aneel (CTA): 0800 727 20 10 e registrarem sua reclamação.

O usuário também pode optar por registrar sua reclamação de outras formas, dentre as quais destacamos:
- Sistema de Atendimento on-line via Chat acesse aqui (atende de segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h00)
- Registrar reclamação via preenchimento de formulário acesse aqui

Atualmente, a CTA recebe cerca de 100 mil ligações mensais. Os números da Central mostram que a qualidade no atendimento ao consumidor vem evoluindo desde 2000, ano de criação da ouvidoria da Aneel. Em 2000, do total de ligações realizadas para a Central, 58% eram reclamações e 39%, pedidos de informação. A partir de 2001, houve uma inversão positiva do quadro, com a constatação de mais solicitações de informações do que reclamações. Em 2003, 95,8% das chamadas para a CTA foram pedidos de informação e apenas 3,7%, reclamações. O desempenho favorável da CTA rendeu à Aneel, em 2002 e 2003, o prêmio de Excelência no Atendimento ao Consumidor, da Revista Consumidor Moderno.


Concessionárias têm que cumprir metas de qualidade no atendimento telefônico a consumidores

Elas estão dispostas na Resolução Aneel n° 318/98 e vão de advertência à multa. A resolução estabelece critérios a serem adotados pelas centrais de teleatendimento das distribuidoras de energia elétrica. A regulamentação visa a padronização e o aperfeiçoamento dos serviços de call-center das concessionárias.

Dentre outros aspectos, a resolução estabelece que o atendimento a ser prestado pelas empresas aos usuários deverá ser confiável e eficiente. A qualidade do serviço será mensurada por meio de três indicadores que vão avaliar a acessibilidade ao serviço, a satisfação do cliente, a agilidade e a estrutura do atendimento da Central. As concessionárias terão que cumprir metas, que serão diferenciadas por porte de empresa.  A regulamentação institui a possibilidade de aplicação de penalidades às distribuidoras que descumprirem as metas de qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário