Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

domingo, 15 de abril de 2012

Pedra de Santa Tereza, no 3º Distrito de Bom Jardim

A LOCALIZAÇÃO

A Pedra da Santa Tereza é um gigantesco monólito de rocha, dos maiores encontrados na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Possui um formato linear, alongado na direção nordeste - sudoeste. O topo da serra divide os ... municípios de Bom Jardim (onde está situada esta placa) e Duas Barras (na vertente oposta). Este monumento natural é também um importante divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Grande e Negro.

O PAREDÃO

Seu paredão rochoso tem 400 metros de altura (mais alto que o Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro) e se estende por cerca de dois quilômetros ao longo do terreno. A área rochosa exposta corresponde a cerca de 100 campos de futebol do tamanho do Maracanã. Do ponto onde está situada esta placa até a altitude máxima da Pedra da Santa Teresa (1.410 metros) há um desnível de 770 metros, maior que a altura do Pico do Corcovado, no município do Rio de Janeiro.


A ROCHA

A rocha que constitui a Pedra da Santa Teresa é denominada gnaisse. O gnaisse é a rocha mais abundante no Estado do Rio de Janeiro. Apresenta minerais comuns na crosta terrestre tais como quartzo, feldspato, biotita e hornblenda. Contém, por vezes, um pequeno mineral arredondado, de forte cor avermelhada e brilho vítreo, a granada. Você pode observar fragmentos desta rocha nas encostas da Pedra da Santa Teresa, seguindo desde Banquete em direção ao Córrego Panorama.






0 comentários:

Postar um comentário