Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sábado, 28 de abril de 2012

Affonso Monnerat fala em programa de rádio em Bom Jardim

Vinício entrevistando Affonso.
Subsecretário Affonso Monnerat concedeu entrevista a Vinício Erthal.

Fonte: ASCOM - Subsecretaria Para Reconstrução da Regiâo Serrana.

Na última sexta-feira, dia 20 de abril, o Subsecretário Para Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, esteve na Rádio Alternativa FM onde concedeu uma entrevista ao locutor Vinício Erthal, que comanda o programa "Manhã Sertaneja".

A entrevista teve início às 7 horas da manhã e nela Monnerat falou sobre o processo de reconstrução bem como das dificuldades encontradas. Ele afirma que possuímos uma legislação ambiental mais exigente, a qual “emperra” o andamento das obras mas que, por outro lado, oferece mais segurança. Citou como exemplo a ponte da RJ116 sobre o Rio Grande, que tinha 30 metros e hoje possui uma extensão de 70 metros.

Leia a seguir a íntegra da matéria produzida pela Assessoria de Comunicação de Affonso:


Ponte do Maravilha

Sobre a ponte do Bairro Maravilha, Monnerat disse ter sido inevitável a retirada da Ponte do Exército para que seja construída a nova ponte. Ressaltou, ainda, que o presidente do DER esteve em Bom Jardim, visitando o local da obra e apresentou como solução a construção de uma ponte provisória para que, em seguida, sejam iniciadas as obras da nova Ponte. O vão da ponte, que antes tinha 26 metros, passará a ter 46 metros. Segundo, ainda, Monnerat foi aprovado o pedido do Prefeito Paulo Barros para que sejam construídos enrroncamentos e gabiões ao entorno do Rio Grande para proteção de margens onde há algumas residências, além de, dragagem dos rios.

Unidades Habitacionais e Pontes

Sobre as unidades habitacionais, Affonso Monnerat disse que a licitação deverá acontecer no dia 13 de maio. Serão construídas 200 unidades em Bom Jardim, 48 em São José e 48 em Banquete. Em São José o terreno já está liberado pela justiça. Em Bom Jardim e Banquete a documentação está passando por uma correção junto ao cartório para que possa ser liberado.
Também foram licitadas pela EMOP algumas pontes do interior, tais como: Venda Azul, Vargem Alta, Barra do Bengala dentre outras e uma série de outras pontes serão licitadas e construídas pelo DER-RJ

Reconstrução em Bom Jardim
Affosno disse que, em Bom Jardim evoluiu muito na reconstrujção, não só pelo fato de ser subsecretário, mas por que a equipe da prefeitura está organizada e o prefeito é um grande parceiro, receptivo as novidades e ajuda o estado a reconstruir.

Creche em São Miguel

Também questionado por muitos, Monnerat fala sobre a situação da Creche Viviane Verly Pereira, afirmando que o Projeto já está pronto e que a licitação será feita pela EMOP para que em breve seja iniciada as obras e entregue, se possível, ainda este ano.

Entroncamento da RJ116 com a RJ146

Quando questionado sobre o entroncamento da RJ116 com a RJ146 o Subsecretário afirma que será feito dois retornos, um no trevo Zaguinha Capozzi e outro no posto Bem-Ve-Vi para oferecer mais segurança aos usuários devido ao grande fluxo de veículos no local.

Ponte da Barra e estradas vicinais

Affonso também falou sobre a importância na construção da ponte da Barra de Santa Tereza por que naquele momento em que foi construída todo o fluxo de veículos do centro norte fluminense passava por dentro da cidade. Ele lembrou ainda que todas as estradas foram recuperadas e as estradas vicinais, com apoio da EMATE e em parceria com prefeitura continua recebendo a manutenção.

Unidade Básica de Saúde, Sede do Bombeiro e Posto de Saúde em São José do Ribeirão

Sobre a Unidade Básica de Saúde em São Miguel, Monnerat disse ser uma obra rápida feita com estrutura pré-moldada e ressaltou ser uma necessidade. A pedido do Prefeito, Paulo Barros, foi solicitado ao Coronel Sérgio Simões que seja construída no mesmo local a sede do Corpo de Bombeiros que já foi aprovado e está em fase de projeto para licitar. Também será construído o posto de Saúde de São José, o prefeito já desapropriou a área.

Hospital da Oncologia

Quanto ao Hospital da Oncologia Affonso Monnerat Divide com todos os prefeitos da região essa conquista e disse que teve a Benção de Deus para estar na hora certa e no local certo para convencer ao Governador Sergio Cabral e o Secretário de Saúde sobre a importância desse hospital para região. Convencido, o Governador desapropriou o antigo hospital adventista onde 70% da obra já está pronta faltando apenas os projetos para centro cirúrgico e CTI.

Áreas de Risco

Sobre a situação de quem mora nas áreas de risco Monnerat disse que uns optaram por nova moradia e outros optaram pela indenização, e que algumas já começaram a ser pagas. O serviço geológico faz uma avaliação na área e se for considerada de risco o serviço social visita a moradia, conversa, negocia e indeniza tirando essa família do local transformando este local em APA – Área de Preservação Ambiental.

O Subsecretário disse que estará visitando, Santa Catarina, junto com o Secretário de Defesa Civil, Coronel Sérgio Simões e Vicente Loureiro, Secretário de Planejamento e Urbanismos para saber de que forma eles tornaram o estado de Santa Catarina mais seguro com plano diretor de 40 anos e poder aprender e trazer essas ideias e implanta-las aqui no Estado do Rio.

Novos Loteamentos

Quanto a novos loteamentos, Monnerat disse que o assunto começou a ser muito debatido após a catástrofe, pois por falta de fiscalização dos órgãos competentes os loteamentos surgiam sem as devidas documentações e exigências que proporcionariam segurança a comunidade. Depois da Catástrofe o Ministério Público solicitou as prefeituras toda à documentação dos loteamentos que foram feitos nos últimos anos pra verificar se estão dentro das normas estabelecidas. O objetivo é saber se esses novos loteamentos oferecem algum risco a população.

As realizações do seu governo
Monnerat lembras as realizações do seu governo quando ainda era prefeito e diz ser o governo que mais investiu em sala de aulas, inaugurando creches e escolas valorizando a educação. Ele relata ainda, que se propôs, junto ao atual Prefeito Paulo Barros, em organizar o município para que pudessem trabalhar para o seu desenvolvimento.
Affonso afirma que quem governa o município é o Prefeito Paulo Barros, e que ele está sempre disposto a ajudar o prefeito no que for necessário. “As pessoas que dizem que Affonso é quem governa Bom Jardim são as mesmas que diziam que Paulo Melo governaria se Affonso fosse eleito, quando quem administrou foi eu com apoio do Deputado Paulo Melo.” Disse Monnerat.

Eleições

Quanto as eleições disse que permanecerá fazendo a política da mesma maneira que sempre fez, apresentando propostas e deixando que o povo avalie cada candidato.

Abastecimento de água no Bem-Te-Vi – (CEDAE)
Sobre o abastecimento de água em Bom Jardim Affonso falou que existe um empenho para que aumente o abastecimento de água não só no Bairro Bem-te-vi, mas também, em Barra alegre melhorando a distribuição.

Industrias em Bom Jardim

Affonso agradece aos empresários que se instalaram em Bom Jardim gerando emprego para a população. E lembra que o apoio da Câmara foi fundamental para a criação do Polo industrial no município.

Catástrofe em Teresópolis

Sobre as ações em Teresópolis, na última catástrofe, Monnerat disse que as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo são os municípios que mais sofrem com a catástrofe.
Relatou que na madrugada de sábado, às 4 da manhã, a Subsecretaria já estava deslocada com todo efetivo de máquinas e pessoal para atuarem na limpeza da cidade. Quanto às vítimas Monnerat ressalta a existência de construções em áreas de estremo risco e que a solução é retirar essas famílias desses locais o mais rápido possível.
Quando questionado sobre as sirenes, Affonso afirma que todas as sirenes tocaram e salvaram vidas em Teresópolis e que este não é um projeto fracassado como foi noticiado pela imprensa.

Stan - Mais 150 empregos diretos em Bom Jardim
A Stan ofereceu ajuda a Bom Jardim antes mesmo de se instalar no município e foi solicitado a reforma do centro cirúrgico do hospital, a pedido do Affosno Monnerat e Paulo Barros, e o pedido foi atendido. A Stan estará funcionando em Bom Jardim, no Alto de São José oferecendo 150 empregos diretos.

Sua saída da Prefeitura

Quanto a sua saída para assumir a Subsecretária, Affonso disse não ser um ato de covardia, de fuga ou não querer resolver os problemas, como muitos disseram. Affonso afirma que fuga é ser um gestor municipal e não pagar os aposentados, atrasar os salários, não oferecer uma merenda digna as escolas, isso sim é covardia. Monnerat garante que seu ato foi de coragem, amor e determinação pelo seu município com objetivo de ver um Bom Jardim melhor e mais justo.

0 comentários:

Postar um comentário