Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bom Jardim é uma das 12 cidades do estado habilitadas a abrir firmas pela internet

Internet será o único meio de abrir firmas no Rio a partir de 1º de julho

Fonte: O REPÓRTER

A partir desta sexta-feira (1º de julho de 2011) só será permitida a abertura de novas empresas no estado através da internet, via Regin, novo sistema de registro empresarial que facilita todo o processo. De acordo com a deliberação nº 44, da Junta Comercial, passa a ser obrigatória a busca prévia de nome e de local, via Regin, nos casos de constituição, alteração de nome, de endereço, e atividade.

A expectativa é que o cidadão possa abrir sua empresa em poucos dias, se toda a documentação estiver correta, já que diversos órgãos estarão interligados. O sistema permite a integração das prefeituras, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria da Receita Federal e outros órgãos envolvidos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Identificação funcional dos servidores estaduais: segunda chamada

Identidade Funcional - Início da segunda chamada em mais quatro cidades.
Por Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
A partir do dia 5 de julho, será realizada a segunda chamada da identificação funcional em Duas Barras, Bom Jardim, Paraty e Mangaratiba.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realiza, a partir de 5 de julho, segunda-feira, a segunda chamada da identificação biométrica de todos os servidores estaduais ativos lotados em quatro municípios do interior: Duas Barras, Bom Jardim, Paraty e Mangaratiba. No mesmo dia também começará a segunda chamada do recadastramento dos aposentados e pensionistas que residem naqueles municípios.

A data de agendamento já pode ser vista no site www.idfuncional.rj.gov.br. O período de identificação vai de 5 a 11 de julho. Os servidores inativos e os pensionistas receberam cartas personalizadas, contendo os dados de seu agendamento (local, data e hora). Essas informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-2822326.

Vinte e dois envolvidos com o tráfico em Cordeiro são presos

Ação foi em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Militar

Por Samara Melo, no site da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro 

Vinte e duas pessoas foram presas nesta quarta-feira durante operação conjunta de policiais da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª CRPI – Nova Friburgo), Policiais Militares e o Ministério Público Estadual. A ação teve como objetivo cumprir 26 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra uma quadrilha de traficantes que atua no município de Cordeiro. Entre os presos está o chefe do tráfico de entorpecentes da localidade, Gabriel Faria Daflon de Araújo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tímido e inspirado no ‘Monstro’, Elivélton sonha alto antes de estrear

Elivélton, zagueiro do Flu. Elogiado pelo técnico Abel Braga,
Elivélton deve fazer sua estreia pelo Fluminense em breve
(Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com) .
Fonte: Globo Esporte

Elogiado por Abel Braga, zagueiro de 19 anos deseja seguir os passos do ídolo tricolor Thiago Silva e projeta até mesmo gol de cabeça em escanteio

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá - Rio de Janeiro

O sorriso de orelha a orelha contrastava com a timidez exibida a cada resposta. Mas para quê palavras? A feição do jovem Elivélton em sua primeira entrevista coletiva deixava claro o encantamento com a oportunidade entre os profissionais. Se em 2009 o zagueiro de 19 anos era somente uma revelação do Friburguense, atualmente é uma das principais apostas de Abel Braga, que o tem elogiado publicamente. .

Nascido em Bom Jardim, no interior do Rio de Janeiro, Elivélton foi pinçado por Enderson Moreira nas categorias de base para período de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis, antes da estreia no Brasileirão. O que era para ser uma experiência se transformou em oportunidade de se firmar na equipe principal com a chegada de Abel Braga. E, para ter sucesso, o zagueiro sabe bem em quem se espelhar.

Faleceu o mestre Heitor Combat

Mestre Heitor Combat
A prefeita de Cássia (município do Estado de Minas Gerais), Ana Caris, decretou luto oficial de três dias pela morte do professor maestro Heitor Geraldo Magela Combat. O Corpo foi velado no Santuário de Santa Rita de Cássia.

O maestro nasceu em Bom Jardim-RJ em 1912 e morreu em Cássia-MG na tarde de domingo (26/jun), aos 98 anos, na casa onde morava com o filho. Ele estava acamado havia dois anos, em decorrência de uma fratura no fêmur. Apesar da idade avançada, O professor Heitor Combat estava lúcido.

A Missa de Corpo Presente foi no dia seguinte, às 11h. presidida pelo Pe. Sandro e co-celebrada pelo Pe. José Januário, de Belo Horizonte, que estava representando a Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. O Coral Pequenos Cantores de Cássia embelezou a celebração com seus cantos, finalizando a homenagem com a canção "Amigos para Sempre". O Coral Santa Cecília homenageou o mestre cantando uma de suas composições "Rosas de Santa Rita".

As homenagens comoveram a todos. Destaque para o silêncio e a bela pregação do Pe. Sandro. A Prefeita Municial deixou uma bela mensagem em nome do município.

O cortejo fúnebre saiu em procissão às 13h para o cemitério municipal. O sepultamento ocorreu por volta das 14h.

A Missa de 7° dia será no domingo, dia 03/07, às 19h., no Santuário de Santa Rita de Cássia.

Fonte: Blog do Godói

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ponte cai com caminhão de areia

Ponte provisória destruída. 
Ponte provisória desaba no Ribeirão do Capitão sob o peso de um caminhão.

Quinta-feira, 23 de junho de 2006. Feriado de Corpus Christi e dia em que uma ponte não suportou o peso de caminhão basculante com carga de areia e desabou sobre o córrego Ribeirão do Capitão, na zona rural do distrito de São José do Ribeirão. Não houve feridos.

Ao que parece, o vão central da ponte de madeira estava apoiado na estrutura de concreto da antiga ponte. Com o peso, talvez tenha ocorrido uma acomodação da estrutura, que não suportou a carga e desmoronou.

A ponte original foi uma das que a tempestade de 12 de janeiro destruiu em Bom Jardim. Localizava-se nas proximidades do "Bar do Parente" e do Edgar Torres.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Consórcio Intermunicipal de Saúde consegue ajuda para Samu

Consórcio Intermunicipal de Saúde consegue ajuda do governo estadual.
Secretaria estadual de Saúde fixou em 25% sua participação nas despesas totais para implantação do Samu

Por Ana Amelia Mendes

Prefeito Paulo Barros abre evento que contou com a participação de mais seis prefeitos

Em reunião realizada no município de Nova Friburgo no dia 21 de junho, o prefeito de Bom Jardim e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Paulo Barros, junto aos demais prefeitos e secretários de saúde da região, conquistou o comprometimento do governo do estado em assumir 25% da despesa total para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu – Regional do Interior.

2ª Mostra da Cia de Dança Cosme Silva

No domingo, 19 de junho último, aconteceu na praça Cel. Monnerat (praça da matriz), em Bom Jardim, a "2ª Mostra da Cia de Dança Cosme Silva" apresentando o trabalho realizado com alunos de Nova Friburgo, Bom Jardim e Duas Barras.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Convênio apoiará exportadores da região serrana do Rio de Janeiro

Alana Gandra, repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Parceria firmada entre o governo fluminense, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pretende estimular as exportações dos municípios devastados pelas chuvas de janeiro deste ano na região serrana do estado.

O programa conjunto será lançado no próximo dia 30, em Petrópolis e Teresópolis e, no dia 1º de julho, em Nova Friburgo. A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, disse que poderão se inscrever para participar empresários de todos os demais municípios afetados pela enxurrada (Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ministério da Cultura busca parcerias para projetos na Região Serrana

O Ministério da Cultura vai participar do esforço de recuperação da Região Serrana do Rio de Janeiro, atingida por forte temporal no início deste ano. Para isso, pretende desenvolver projetos culturais específicos, em parceria com empresas e instituições públicas e privadas.

Os primeiros contatos nesse sentido já foram feitos com a Casa da Moeda, que manifestou preocupação com o aspecto sociocultural da recuperação local e o interesse em patrocinar alguns destes projetos. Serão beneficiados os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Bom Jardim e Sumidouro. A idéia é dar prioridade às redes culturais já constituídas que desenvolvam projetos sustentáveis na região, com destaque para a economia criativa, a fim de estimular a produção e a renda das comunidades locais.

domingo, 19 de junho de 2011

Isenção de taxas para os municípios atingidos pelas chuvas de janeiro

Fonte:  Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro - AEMERJ

Foi aprovado na sessão de 16 de junho de 2011, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em discussão única, na forma de um substitutivo, com adição de emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB), o projeto de lei 570/11, que isenta de taxas de serviços estaduais da Administração Fazendária os contribuintes dos municípios da região Serrana afetados pela tragédia provocada pelas fortes chuvas de janeiro que mataram centenas de pessoas, deixaram milhares de desabrigados e devastaram bairros e regiões. Os municípios beneficiados são: Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Trânsito complicado na Barra de Santa Tereza

Com a reconstrução da ponte na Barra de Santa Tereza, no distrito de Banquete, e o aumento do fluxo de veículos no local, surge outro problema no trânsito: o acesso à ponte. Foi o que se viu no início da noite de hoje no entroncamento com a RJ-116. Diversos veículos aguardavam no acostamento da rodovia uma oportunidade para cruzar a pista e ter acesso à ponte. Do outro lado, uma fila de automóveis ao longo da estrada de acesso à ponte (com passagem para um veículo por vez) esperando uma chance para ter acesso à RJ-116. Um ou outro mais afoito entra na pista em momento inadequado e ... pronto: acidente. Ainda não aconteceu, mas hoje foi por pouco.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto isenta de taxas contribuintes de cidades afetadas pelas chuvas

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vota hoje (16/06), o projeto de lei 570/11, que isenta os contribuintes dos municípios afetados pelas chuvas na Região Serrana de taxas de serviços estaduais da Administração Fazendária. A proposta do Poder Executivo quer poupá-los das taxas referentes à "comunicação de paralisação temporária e reinício de atividades no Cadastro de Contribuintes do ICMS; pedido de baixa de inscrição estadual e comunicação de extravio ou inutilização de livros e documentos fiscais". "É função do Estado tentar minimizar os prejuízos dos contribuintes afetados pelos eventos naturais, criando condições favoráveis à recuperação de seus negócios de forma a permitir o restabelecimento do comércio local e, consequentemente, da economia das cidades prejudicadas", explica o governador Sérgio Cabral na justificativa ao projeto. Serão beneficiados com a isenção, contribuintes estabelecidos nos municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis.

DRM realiza novas oficinas pelo interior do estado

Por Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Trabalho antecede mapeamento das áreas de risco

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) vai realizar oficinas de trabalho que precedem o mapeamento de áreas de risco iminente em três municípios fluminenses, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu e Sumidouro.

Hoje foi a vez de Bom Jardim receber a oficina. Amanhã (17/06) é a cidade de Cachoeiras de Macacu e na próxima terça (21/06), acontece em Sumidouro. Os municípios fazem parte do último bloco de setores licitados.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Secretaria de Esportes abre inscrições para 1ª Copa Master de Futebol

Por Ana Amelia Mendes

Encontram-se abertas até o dia 15 de julho as inscrições para a 1ª Copa Bom-Jardinense de Futebol Master. As inscrições estão disponíveis às terças e quartas-feiras, das 9h às 16h, e às quintas-feiras, das 9h às 11, na Casa da Cultura. O único pré-requisito é idade mínima de 40 anos.

Ponte na Barra de Sta. Tereza: retirada de empecilho

Durante o dia de hoje a concessionária do serviço de fornecimento de energia no município de Bom Jardim, a Ampla, providenciou a remoção dos fios que impediam o trânsito de veículos com altura superior a 2,40 m na ponte recém-inaugurada na Barra de Santa Tereza. A espectativa é que a partir de amanhã a ponte possa ser usada por veículos como ônibus e caminhões, o que desafogaria o trânsito na ponte construída pelo Exército Brasileiro.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Desabrigados em Bom Jardim: iniciada a licitação para construção das casas

Governo publica convite às empresas do ramo de construção civil interessadas em participar do processo licitatório para construção de casas para os desabrigados pela catástrofe das chuvas de 12 de janeiro.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Obras, publicou hoje (13/jun) no Diário Oficial da União um convite às empresas do ramo da construção civil a manifestarem interesse na apresentação de proposta para a produção de empreendimento imobiliário social no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.

domingo, 12 de junho de 2011

Centro cultural está em fase de acabamento

Galpão no final de 2009.
Antigo galpão de estocagem e usinagem de café está sendo adaptado para abrigar centro cultural.

O município de Bom Jardim inaugurará em breve um centro cultural, denominado de Galpão Cultural por aproveitar um prédio centenário, construído em 1898, e que foi por muitos anos depósito de sacas de café. A obra foi iniciada em outubro de 2009 abrigará um museu, teatro e pró-memória, além corredor para exposições, cantina e salão para oficinas culturais.

Antiga usina, final do século XIX.

História

No final do século XIX foi construída a ferrovia, sendo erguida uma estação de trem na então Fazenda Bom Jardim, distante da vila de São José do Ribeirão, centro comercial da região, o que trouxe progresso para as novas terras. Aos poucos, a vila de São José perdeu importância e a fazenda, por sua proximidade com a estação e pela grande produção de café, transformou-se em um centro de comércio e ponto de encontro de fazendeiros, agricultores, escravos e visitantes. O trem foi decisivo para o aumento da produção e na maior lucratividade da fazenda, e também para o surgimento, emancipação e história do município.

Estava formado o polo urbano e a construção de um grande galpão se fez necessário para abrigar a usina de café e todo o estoque da produção. O prédio de beneficiamento do coronel Péricles Corrêa da Rocha Sobrinho foi erguido em tempo recorde para os padrões da época - cinco anos - sendo usado para pilagem, secagem e armazenamento do produto. No local também funcionava um gerador hidrelétrico, que fornecia eletricidade para os equipamentos do prédio e para a casa-sede da fazenda.

O galpão foi concluído cinco anos depois da emancipação de Bom Jardim (em 1898).

Nova vida cultural


Obras do Galpão adiantadas

Depois da reforma o galpão terá 1.030 m2 de área coberta, com dois pavimentos. O antigo porão abrigará dois grandes salões, onde funcionarão a “Praça Musical” e o “Salão das Oficinas”, com aulas de música, dança e pintura. O centro de mídia digital, com local para entrevistas e produções, será instalado numa pequena sala e o grande corredor virará local de exposições permanentes. O andar superior possuirá dois ambientes, que se tornarão o Teatro Municipal, com 130 lugares, e o “Centro de Memória Bonjardinense”. Haverá ainda um hall administrativo e instalações de copa-cozinha e banheiros. A obra está sendo custeada com recursos do Ministério da Cultura.

Adaptado de texto de Álvaro Lutterback

Prefeitura firma convênio para compra de ônibus e laptops

Por Ana Amelia Mendes


Prefeito (esquerda) e gerente do BB.
O prefeito Paulo Barros assinou na sexta-feira (03), às 18h, o convênio com o Banco do Brasil para o financiamento da compra de seis ônibus para atender a demanda de transporte escolar de Bom Jardim e mil computadores portáteis – laptops – para professores exclusivos da rede municipal e para alunos do 5º ao 9º ano.

O gerente do Banco do Brasil da agência de Bom Jardim, Wellington Jaccoud, apresentou ao prefeito o modelo do laptop adquirido com o convênio através do Programa Um Computador por Aluno (Pro UCA).

O objetivo da compra dos computadores é permitir aos estudantes a participação mais efetiva no mundo globalizado, dando acesso à comunicação e informação

sábado, 11 de junho de 2011

Taxa de incêndio é usada para custear viagens de oficiais do Corpo de Bombeiros ao exterior e construir pontes

Publicada em 11/06/2011 às 19h01m

Antônio Werneck e Fábio Vasconcellos

RIO - Em meio a uma de suas maiores crises institucionais, o comando do Corpo de Bombeiros do Rio autorizou, em maio passado, o pagamento de cerca de R$ 694 mil em diárias de viagens internacionais para 33 tenentes-coronéis e 42 capitães inscritos no Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM) e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). No custo não estão incluídas as passagens aéreas, também a cargo da corporação. O dinheiro para as diárias sairá do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), formado pela cobrança da taxa de incêndio e que foi criado para financiar o custeio e os investimentos em material da instituição. Em 2010, o fundo arrecadou cerca de R$ 125 milhões, valor 32% maior do que o registrado em 2007 (R$ 94,5 milhões).

(,,,) Em janeiro, após as chuvas que arrasaram a Região Serrana, O GLOBO mostrou que a maioria dos municípios atingidos contava com uma estrutura de Defesa Civil precária. Em Areal, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim, faltavam técnicos, veículos, sala e até móveis para as equipes trabalharem. (...)

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/11/taxa-de-incendio-usada-para-custear-viagens-de-oficiais-do-corpo-de-bombeiros-ao-exterior-construir-pontes-924666066.asp#ixzz1P4d3zuul

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Festa Junina na escola Moreira Franco

No dia 18 de junho, a partir das 17h, haverá uma festa junina na Escola Municipal Governador Moreira Franco. Chocolate quente, pescaria e quadrilha são alguns dos atrativos da festividade organizada pela direção da escola.

Histórias Saborosas

A Casa da Cultura promoverá mais uma edição do evento intitulado "Histórias Saborosas". Nesta edição o tema é "Sabores Juninos" e a entrada é gratuita.

O evento está agendado para a sexta-feira, 17 de junho de 2011, às 16h na Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello, em Bom Jardim. Haverá contação de histórias, aula de culinária e degustação de pratos elaborados de acordo com  o tema.

Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 2566-3032 ou através do e-mail casadaculturabj@gmail.com.

Bird confirma empréstimo de US$ 485 mi para região serrana do RJ

O Banco Mundial (Bird) vai liberar empréstimo de US$ 485 milhões, em um mês, para a recuperação da região serrana do Rio de Janeiro, atingida por fortes temporais no dia 12 de janeiro deste ano. O recurso havia sido anunciado anteriormente, mas agora foi confirmado.

A informação foi divulgada nesta quinta (2/jun) pelo secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, após reunião do presidente do Bird, Robert Zoellick, com o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

"Esses US$ 485 milhões vão ser utilizados, em grande parte, para as obras de recuperação da região serrana, incluindo contenção de encostas. Os recursos já estão em fase final de serem liberados. Acredito que em mais um mês já estamos com a primeira remessa do dinheiro", disse Fichtner.

O governador Sérgio Cabral agradeceu ao banco. "O Banco Mundial é, sem dúvida, o maior parceiro hoje do Rio de Janeiro, com investimentos muito importantes para o estado e para a prefeitura", disse Cabral.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 7 de junho de 2011

Práticas agrícolas podem evitar deslizamentos de terra

Projeto da unidade Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros pode contribuir para reduzir os deslizamentos de terra por erosão do solo. A prática é historicamente conhecida por produtores. Consiste na agricultura caracterizada por períodos de descanso da terra antes de voltar a produzir, aliada à rotação de culturas.

Pesquisadores da Embrapa Solos monitoram, há mais de dez anos, propriedades rurais no município de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que utilizam a técnica agrícola. Lá são produzidos alternadamente inhame, feijão, mandioca, batata, batata-doce, maracujá e diversas outras culturas.

Os resultados demonstram que o processo erosivo, comum na região, pode ser reduzido em até 80%. O uso conjunto dessas práticas reduz o risco de deslizamentos de terra. As técnicas diminuem o transporte de sedimentos aos leitos dos rios, bem como os riscos de inundações após chuvas fortes, a exemplo das que ocorreram no início de janeiro na região. “As informações que temos da região onde executamos o projeto em Bom Jardim, após as recentes chuvas, são de que as terras praticamente não sofreram danos”, destaca o pesquisador da Embrapa Solos, Heitor Coutinho.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Atenção motoristas!

Por Ana Amelia Mendes


A prefeitura de Bom Jardim informa que, de acordo com as informações do Exército Brasileiro, nesta semana, nos dias 7 (terça-feira) e 9 de junho (quinta-feira), o trânsito sobre a ponte metálica estará impedido para que seja feita a manutenção das 23h30 às 24h30.


domingo, 5 de junho de 2011

Vergonha na cara Bom Jardim

O protesto supostamente popular e sem conotação político-partidária realizado na manhã de sábado(04/jun) na cabeceira da ponte destruída na RJ-116 contou com pequeno número de participantes.

Para um movimento sem vínculo político, como anunciado pelos organizadores em blogs e redes sociais, a participação dos vereadores Carlos Gastão e Simone Capozi, do ex-prefeito Celso Jardim, do presidente do Partido Verde, João Carlos, e da ex-vereadora Edir Delduque é algo estranho.

Com menor número de participantes que o protesto realizado no dia 21 de maio, que contou também com a participação de políticos como o prefeito Paulo Barros e de todos os vereadores, além de lideranças políticas, o movimento "popular" teve como diferencial o fato de não ter interrompido o trânsito de veículos.

Diferenças à parte, o importante é que ambos os movimentos protestaram contra a demora na construção da nova ponte e não concordam com a cobrança do pedágio enquanto a ponte não estiver concluída.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cerimônia na íntegra

Assista na TV Portal Bom Jardim a cerimônia completa de assinatura do pacote de medidas para recuperação da Região Serrana do Rio de Janeiro, assinado hoje (03/jun/2011) entre os governos federal e estadual. Clique aqui para ser direcionado ao vídeo.

Os números do acordo assinado entre a presidente e o governador

O pacote de obras inclui a construção de 6.840 residências (com sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e varanda) e 163 estabelecimentos comerciais, a reconstrução de 69 pontes e a contenção de 37 encostas. Ao todo, 5.840 imóveis fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, os outros mil serão doados pela iniciativa privada.
Presidenta Dilma Rousseff, ministra Miriam Belchior e
governador Sérgio Cabral durante cerimônia de assinatura
do chamamento público para reconstrução da região Serrana
 do Rio de Janeiro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O projeto conta com um investimento de R$ 699,12 milhões, sendo R$ 351,24 milhões do Orçamento Geral da União, R$277,87 milhões do estado do Rio de Janeiro e R$ 40 milhões da iniciativa privada. Dos 6.874 empreendimentos, 6.641 mil são unidades habitacionais (5.641 mil por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e 1 mil unidades doadas por empresários), 188 unidades comerciais e 45 industriais.

As casas começam a ser entregues em fevereiro de 2012 e todas estarão entregues até dezembro do ano que vem, anunciou o subsecretário de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga.

Nova Friburgo é o município que receberá mais casas: 3.480 unidades. Teresópolis terá 1.818, Petrópolis receberá 388 unidades, Sumidouro ganhará 210 casas, Areal terá 244, Bom Jardim 300 e São José do Vale do Rio Preto receberá 400 casas.

Em Bom Jardim serão entregues 8 estabelecimentos comerciais.

As obras nas encostas ficarão prontas até abril de 2012, disse o subsecretário. Elas serão divididas em oito obras em Nova Friburgo, 18 em Petrópolis e 11 em Teresópolis. Já as pontes serão construídas em Bom Jardim (12), Nova Friburgo (21), Areal (uma), Petrópolis (11), São José do Vale do Rio Preto (cinco), Sumidouro (oito) e Teresópolis (11).

Dilma e Cabral anunciam construção de quase 7.000 casas para vítimas da região serrana

Fonte: Hanrrikson de Andrade, especial para o UOL Notícias  no Rio de Janeiro

O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (3) um pacote de investimentos de cerca de R$ 678 milhões para a recuperação da região serrana do Estado, que foi devastada pelas chuvas do começo do ano. Durante a cerimônia de assinatura do projeto, que contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, o governo estadual garantiu oficialmente a construção de 6.840 unidades habitacionais para desabrigados e pessoas que ainda residem em áreas de risco.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dengue já matou 88 pessoas no Rio este ano e infectou 118 mil

Fonte: Agencia Rio - da Redação com Agências

Mesmo com o tempo frio, o número de casos de dengue continua aumentando no Rio de Janeiro. A doença já matou 88 pessoas e infectou 117.922 desde o início do ano em todo o estado. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (1) pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ainda segundo a Secretaria, os municípios com epidemia são: Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Cordeiro, Seropédica, Magé, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Mendes, Volta Redonda e Cambuci.

Dilma, Cabral e Pezão anunciam conjunto de obras na Região Serrana

Por Ascom da Secretaria de Obras

Entre as ações está a construção de unidades habitacionais nos sete municípios atingidos pelas chuvas em janeiro.

A presidenta Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, anunciam, nesta sexta-feira (3/6), às 15h, no Palácio Guanabara, um conjunto de obras que darão início ao programa de recuperação da Região Serrana. Entre as ações está a construção de unidades habitacionais nos sete municípios atingidos pelas chuvas em janeiro – Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim e Areal -, além de obras de contenção de encostas e recuperação e reconstrução de pontes.

Pacote para a Região Serrana do RJ será de R$ 700 milhões

Medidas vão beneficiar municípios atingidos por enchentes e deslizamentos.

‘Vamos começar pela contenção de encostas’, disse secretário de Obras.

Por Bernardo Tabak, do G1 RJ

O secretário estadual de Obras em exercício, Hudson Braga, comentou, nesta quinta-feira (2), sobre o pacote de medidas para a Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo o secretário Hudson Braga, o pacote vai ser anunciado nesta sexta-feira (3), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O pacote, no valor de R$ 700 milhões, é direcionado aos sete municípios da Região Serra que foram afetados por enchentes e deslizamentos no começo de janeiro deste ano: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sumidouro e Bom Jardim.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Detran visita Bom Jardim e outros 48 municípios em junho

O DETRAN realiza vistoria em 49 municípios do estado no mês de junho, oferecendo serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e alteração de características, entre outros. Nos municípios de Quatis, Mangaratiba, Pinheiral, Porto Real, Paraty, Guapimirim e Piraí, os documentos dos veículos são emitidos no local da vistoria.

Com a visita dos vistoriadores, o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.

Em Bom Jardim estão agendadas visitas em 07/06 e 20/06.