Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Plano de Reestruturação e Desenvolvimento dos Municípios da Região Serrana é apresentado em Nova Friburgo

Petrobras patrocina estudo para 15 municípios, dentre os quais Bom Jardim, que deverá projetar cenários para 2016 e 2042.

O Auditório do Senai de Nova Friburgo foi palco de um concorrido evento no dia 3, reunindo representantes das mais importantes empresas e instituições de Nova Friburgo. Foi apresentado, na ocasião, o Plano de Reestruturação e Desenvolvimento dos Municípios da Região Serrana no Estado do Rio, uma realização do Governo do Estado do Rio, através da SEPLAG (Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro) e da SEDEIS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços). A exemplo da experiência bem sucedida na região Norte Noroeste do estado, o Plano é patrocinado pela Petrobras, tendo como parceiros na articulação regional o Sebrae-RJ e o Sistema Firjan. Na manhã do mesmo dia 3, o Plano - que contempla 15 municípios da região - foi apresentado em Cordeiro.

A especialista Samantha Nery, do Consórcio Rio Serrana - vencedor da licitação para realizar o Plano de Reestruturação e Desenvolvimento - apresentou detalhes da etapa atual do projeto, que inclui o que é definido como “Oficinas de Mobilização Social”. Segundo ela, o objetivo do trabalho, que tem duração de um ano, é “elaborar um plano de reestruturação e desenvolvimento regional, que formule e implemente (por meio de uma carteira de projetos públicos, privados e em parceria) uma estratégia inovadora de desenvolvimento sustentável, consistente e viável com as condições ambientais de seu território – o qual leve em consideração a experiência advinda dos recentes desastres naturais ali ocorridos e as alternativas potenciais de desenvolvimento existentes em diferentes áreas”.

Desde a tragédia de janeiro, a Firjan Regional tem reforçado a importância de um planejamento do futuro de Nova Friburgo e da região que considere as vocações regionais e os impactos sofridos com as chuvas. “Este Plano de Reestruturação e Desenvolvimento contou, desde o início, com o apoio da Firjan e é uma iniciativa muito importante. A participação e envolvimento dos segmentos representativos da sociedade, colaborando com a governança para preservar a relevância das proposições, serão vitais para o sucesso desta ação. Precisamos de um plano que aponte alternativas viáveis para o desenvolvimento sustentado e sinalize corretamente sobre a estratégia de investimentos que venham a ser realizados”, defende o presidente da Firjan Regional, Vicente Bastos.

Dois cenários serão projetados: um, próximo, para 2016, e outro, mais distante, para 2042. Os municípios contemplados são: Areal, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais. Dentre eles, alguns foram impactados diretamente pelo evento climático de janeiro/2011 e outros, indiretamente.

“Entendemos que esse trabalho com o apoio da Petrobras é de fundamental importância para que a gente possa conhecer quais questões vão exigir mais atenção. Com um planejamento e integração das entidades, essa ação junto com o Governo do Estado, mais as entidades privadas, temos todas as condições de fazermos um bom Plano de Reestruturação”, declarou Evandro Peçanha, diretor do Sebrae-RJ.

O assessor da Diretoria de Produção e Exploração da Petrobras, Ricardo Latgé, afirmou que se trata de um projeto de médio e longo prazo. “É fundamental pensar como vamos poder desenvolver a Região Serrana nos próximos anos. Certamente será através de uma ação mais coordenada, de um planejamento que seja participativo. O grande desafio está em fazer essa primeira análise e depois transformar essas ideias em ações, mas com esse Plano de Reestruturação tenho certeza que ficará mais fácil”, declarou.

Para a reunião em Nova Friburgo foram convidados também representantes dos municípios de Duas Barras, Bom Jardim, Sumidouro e Teresópolis. Da reunião em Cordeiro foram convidados representantes de Cantagalo, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais, Macuco, São Sebastião do Alto, Carmo e do próprio município sede. Além de representantes das prefeituras convidadas, participaram também: Firjan, OAB, Acianf, Codenf, Sebrae, Prefeitura de Nova Friburgo e Inea, entre outros.

Fonte: A Voz da Serra

0 comentários:

Postar um comentário