Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MPRJ e Defesa Civil reúnem-se para discutir planos de contenção de encostas na Região Serrana

Promotores de Justiça do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Nova Friburgo reuniram-se, nesta segunda-feira (05/09), com o Secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Bombeiro Sérgio Simões, e com o Subsecretário de Estado de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat. Foram discutidos planos de contenção de encostas para Nova Friburgo e Bom Jardim e demais Municípios da área do CRAAI, duramente atingidos pelas chuvas de janeiro deste ano.

Simões comprometeu-se a reequipar o Grupamento de Bombeiro Militar de Bom Jardim e providenciar um barco novo para o Município. Além do Coordenador do CRAAI de Nova Friburgo, Promotor de Justiça Hédel Nara Ramos Júnior, participaram da reunião os Promotores de Justiça Carlos Gustavo Coelho de Andrade, Luciana Soares Rodrigues, Carolina Maria Gurgel Senra e Renata Aline de Castro Leal.

Outro tema tratado no encontro foi a universalização do sistema de alerta de risco (por sirenes e mensagens de texto via celular) aos moradores de áreas mapeadas como de risco iminente. Segundo os Promotores de Justiça, o objetivo do sistema é alertar os moradores quanto ao risco de desmoronamentos, desabamentos ou qualquer outra ação da natureza em decorrência das chuvas.

Também foi discutida a ampliação da estrutura da Defesa Civil nos Municípios de Nova Friburgo e de Bom Jardim; a demolição de imóveis interditados; a capacitação de moradores como voluntários para atuação em caso de calamidade, entre outros temas importantes que ajudam na prevenção de tragédias como a da Região Serrana.

Fonte: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário