Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gui Mallon vai dar uma "canja" na final do Festival de Poesias

"Gui Mallon é um violonista virtuoso, de estilo pessoal…um dos melhores músicos da Suécia."

Extraído de uma das muitas críticas favoráveis recebidas na Europa pelo disco Brasil, Brazil , do violonista Gui Mallon, exemplifica a variada gama de temperamentos desse auto-didata brasileiro.

Um imigrante na música e na vida, viveu a maior parte dos anos 80 em Nova York, onde escreveu música para curtas, mídia e teatro. Em 1990 foi viver em Madrid na Espanha e finalmente em 1992 estabeleceu-se em Gotemburgo, na Suécia.

Passando por Bom Jardim, soube da inauguração do Galpão Cultural e, modestamente, se ofereceu para tocar uma ou duas músicas. A apresentação será no III Festival Um Jardim de Poesia (sábado, 6 de agosto, 18 horas), primeiro evento a ser realizado no Teatro Municipal, um dos espaços do Galpão Cultural. Essa é imperdível!

Inicialmente fora cogitado que se apresentasse na inauguração do Galpão Cultural (sexta-feira, 5 de agosto, 19h). Posteriormente se decidiu pela melhor adequação à apresentação no Teatro.

Violonista e compositor brasileiro

Guilherme Mallon (GUI MALLON) …As vêzes a música vem com um ritmo forte e envolvente, as vêzes calma, carinhosa , experimental, curiosa.Gui Mallon é um violonista virtuoso ,de estilo pessoal…um dos melhores músicos da Suécia."Extraído de uma das muitas críticas favoráveis recebidas na Europa pelo disco Brasil, Brazil , do violonista Gui Mallon, exemplifica a variada gama de temperamentos desse auto-didata brasileiro.Gui Mallon recebeu algumas esparsas lições com o maestro brasileiro Alceu Bochinno , ao mesmo tempo em que estudava teoria e harmonia por conta própria nos livros de Maria Luiza Priolli e Virgínia Fiuza(então professora do Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro).Objetivo principal: Contraponto. Uma maneira de pensar musicalmente que ele já praticava instintivamente desde os seus primeiros passos como violonista e compositor. Desde então, ele vem mantendo um curioso estilo polifônico nas suas obras. Como compositor, Gui ainda mantém uma fascinação inocente pela pureza dos sons, e como eles podem ser combinados para revelar memórias, fantasias, emoções e atmosferas variadas.Um imigrante na música e na vida, viveu a maior parte dos anos 80 em Nova York, onde escreveu música para curtas, mídia e teatro. Em 1990 foi viver em Madrid na Espanha e finalmente em 1992 estabeleceu-se em Gotemburgo, na Suécia.

Seu primeiro trabalho na Europa foi uma seleção de peças clássicas arranjadas para violão, flauta e cordas: The Joy of Guitar I (1992). Um ano mais tarde ele fundou o Gui Mallon Trio & Quartet (violão, flauta, violino e violoncello) que algum tempo depois saiu em turnê com algumas composições próprias. No album Guitar (1996), um repertório variadíssimo inclui peças barrocas, clássicas, arranjos de música popular , música contemporânea e até uma peça eletro-acústica. Gui Mallon Ensemble (GME) foi fundado em 1996, uma orquestra de câmara com violão, flauta, saxofone, violino, viola, violoncelo, contra-baixo e percussão brasileira. O grupo gravou o cd Brasil, Brazil (1997), uma viagem dentro dos infernos e paraísos brasileiros.

Com o grupo Tunes4Trio, Gui Mallon tocou outra vêz no Brasil em 1998, depois de uma ausência de 8 anos dos palcos brasileiros. No mesmo ano o grupo tocou no Festival de Jazz de Montreux. O GUI MALLON ENSEMBLE foi gravado ao vivo pela rádio sueca P2 em setembro de 1998 e enviado ao ar para toda a Escandinávia. Em 1999 o músico voltou à Montreux, desta vêz com a sua mini-orquestra o GUI MALLON ENSEMBLE, cujos concertos foram gravados ao vivo em 24 canais digitais e estão no cd "Live at Montreux", lançado nos Estados Unidos em outubro de 2004 pela Adventure Music.

0 comentários:

Postar um comentário