Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fim da greve dos professores

Reunidos em assembléia na tarde de sexta-feira (12) no Clube Municipal, na Tijuca, os professores da rede estadual decidiram encerrar a greve que já durava 65 dias. Eles aceitaram o rejuste de 5% proposto pelo governo estadual e aprovado na tarde de quinta-feira (11) pela Assembleia Legislativa. Inicialmente, a categoria pedia reajuste de 26%.

Em nota divulgada no fim da tarde de sexta, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) informou que as escolas estaduais voltarão a funcionar normalmente a partir da próxima segunda (15). A categoria ainda se manterá em "estado de mobilização" para acompanhar o cumprimento do Decreto 677/2011, que concedeu o reajuste, descongelou o plano de carreira dos funcionários administrativos e previu a incorporação da parcela de 2012 da gratificação Nova Escola em julho deste ano.

Pela proposta aprovada pela Alerj, o reajuste de 5% será concedido aos cerca de 148 mil professores da rede estadual do Rio já no salário de setembro, que sai no início de outubro. O projeto segue agora para a sanção do governador Sérgio Cabral.

Das 64 emendas propostas pelos deputados, apenas seis foram aprovadas. Uma delas prevê que a incorporação do Nova Escola será encerrada em 2013, dois anos antes do que previa a lei original. Além disso, os servidores que estão em greve não terão o ponto descontado.

A Alerj também aprovou reajustes de até 116% para os servidores administrativos da Educação e recomposição de 5% para o pessoal da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

0 comentários:

Postar um comentário