Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DRM lança edital para mapeamento de áreas de risco em cinco municípios

O Governo do Estado, através do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM), realizará licitação por tomada de preços, no dia 26 de abril, para contratação de consultoria em geologia e cartografia de risco de escorregamentos em encostas.

O trabalho abrangerá cinco municípios fluminenses: Areal, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.

O edital, publicado no Diário Oficial (04/04), está disponível no www.drm.rj.gov.br, e outras informações sobre habilitação, oferta de preço e declarações podem ser obtidas na sede do DRM-RJ, em Niterói. O valor máximo estimado é de R$ 214.891,76, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, da Secretaria de Estado do Ambiente.

As cartas de risco de acidentes devem identificar o risco e expressar o seu grau em cada setor ou ponto de risco, estabelecendo uma hierarquia entre eles. Devem indicar, ainda, preliminarmente, as possíveis intervenções (estruturais e não estruturais) voltadas para a redução do risco nestes locais.

De acordo com o presidente do DRM, Flavio Erthal, as cartas deverão funcionar como subsídio às prefeituras municipais para a elaboração de Planos de Contingência (para atendimento a situações de emergência) e de Planos Municipais de Redução de Risco.

“Os municípios serão cartografados a partir de uma análise qualitativa do risco de acidentes associados a escorregamentos, conforme metodologia definida pela nossa diretoria de geologia. O prazo do trabalho é de seis meses”, esclarece Erthal.

Fonte: Caxias Digital

0 comentários:

Postar um comentário