Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

domingo, 6 de março de 2011

Disponibilizado o diagnóstico sobre desastre na serra fluminense

Passado um mês do Mega Desastre que atingiu a Região Serrana Fluminense, na noite de 11 para 12 de janeiro de 2011, o Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro divulga o diagnóstico dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Areal. Ao final do texto, acesse o link direto para o documento.



Segundo Flavio Erthal, presidente do DRM-RJ / Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, "desde 12 de janeiro o Serviço Geológico do Estado atua no desastre, em apoio à Defesa Civil estadual e às Defesas Civis municipais, quanto ao risco iminente, produzindo laudos emergenciais a elas repassados e que serviram de instrumento para as medidas necessárias que foram tomadas. Em 13 de janeiro foram instaladas bases emergenciais em Teresópolis e Nova Friburgo, com a equipe do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do DRM-RJ atuando direto, no período de emergência que se estende até amanhã, 12 de fevereiro, com o apoio dedicado de especialistas e estagiários da PUC-Rio, UFRJ e UERJ, além de, em várias ocasiões, convidados de diversas instituições, como ABGE e ABMS, destacando o CENACID/UFPR, que atuou diretamente em Teresópolis, em apoio ao DRM-RJ".

"Neste período de emergência", continua Erthal, "foram estudados os principais escorregamentos, com as investigações conduzidas pelo Serviço Geológico, em cooperação com pesquisadores da PUC-Rio, UFRJ e UERJ, buscando o entendimento dos processos que desencadearam os desastres e seus mecanismos. Este diagnóstico, produzido à luz de muito trabalho de campo e investigação, está disponível a partir de hoje em www.dr.rj.gov.br e apresenta, ainda, a atuação do Serviço Geológico e seus parceiros no atendimento da emergência (avaliação do risco iminente a escorregamentos); e os desdobramentos propostos, já contando com a parceria do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), quanto ao risco remanescente. O SGB/CPRM disponibilizou equipe de 13 profissionais, que está atuando na região desde 4 de fevereiro, com previsão de sessenta dias de trabalhos, marcando importante passo na cooperação do Serviço Geológico do Brasil com os Serviços Geológicos estaduais, na questão dos desastres naturais".

O documento, com 9,97 Mb,  está disponível no site do DRM/RJ. Para vizualizar ou baixar o documento em versão pdf, clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário