Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ceperj inaugura núcleo de informações em Nova Friburgo


Por Ascom da Fundação Ceperj

Depois de quase um mês de a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) instalar o primeiro Núcleo Emergencial de Informações e Dados de Teresópolis (o TereDados), chegou a vez de Nova Friburgo. O presidente da Ceperj, Jorge Barreto, inaugurou a segunda unidade do banco de dados do estado do Rio de Janeiro na sexta-feira (25/02), no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Nova Friburgo, na Av. Governador Roberto Silveira, 1.900, Prado. A Fundação dará suporte ao governo do Estado e às prefeituras de Nova Friburgo, Bom Jardim e Sumidouro na formulação de programas e intervenções para a recuperação destes municípios, desvastados pelas chuvas de 13 de janeiro.
A iniciativa da Ceperj conta com o apoio da Subsecretaria Extraordinária da Região Serrana. O núcleo vai disponibilizar indicadores sociais, territoriais, econômicos, ambientais e institucionais sobre a realidade local e regional. Técnicos da Ceperj vão atualizar diariamente os dados estatísticos da região, com análises comparativas aos coletados em 2010. A ação vai contribuir para o planejamento de políticas públicas para os próximos anos na Região Serrana.

De responsabilidade do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceep) da Fundação Ceperj, a implantação de o Núcleo Emergencial de Informações e Dados de Nova Friburgo terá, a princípio, 90 dias de operação. A unidade contará com o suporte de computadores e plotrers. A intenção é preparar todo o sistema de levantamento de dados dos municípios para depois entregá-lo às prefeituras.

O Ceperj vai trabalhar em parceria com a Secretaria de Estado de Ação Social e Cidadania, no sentido de viabilizar o cadastro de campo das famílias atingidas. O trabalho permitirá que a Fundação trace o perfil socioeconômico dos desalojados e desabrigados da Região Serrana.

Nova Friburgo foi a cidade mais atingida pelas chuvas de janeiro. Teresópolis recebeu o primeiro Núcleo Emergencial de Informações e Dados, que já vinha sendo desenvolvido pela Fundação Ceperj, mediante projeto alinhado com a prefeitura. Outra questão que impediu a instalação do núcleo em Nova Friburgo foi a falta de estrutura do muncípio, muito impactato pela tragédia. Algumas localidades ainda sofrem com a falta de energia elétrica, água e sem rede telefônica.

0 comentários:

Postar um comentário